quinta-feira, 12 de julho de 2007

Astronomia

1. Responda as seguintes perguntas:
a. Qual é o corpo celeste que fica mais próximo da Terra?
A Lua, satélite natural da Terra. O planeta mais próximo é Vênus.

b. Qual é a sua distância da Terra?
A Lua é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 340.516 km do nosso planeta.

c. O que governa as marés?
A Lua.As marés altas não ocorrem exactamente no alinhamento entre os centros da Terra e da Lua. Os altos correspondentes às marés altas são levados um pouco mais para a frente pela rotação da Terra.

d. O que causa um eclipse?
Um eclipse (do grego ekleipô, "desvanecer") é um evento astronômico quando um corpo celeste se sobrepõe a outro da perspectiva de quem enxerga.
Eclipse do Sol - quando a Lua passa exatamente na frente do Sol. Quando a Lua é vista da Terra passando por cima do SolEclipse da Lua - quando a Terra está entre o Sol e a Lua. Quando a Terra se coloca entre o Sol e a Lua, projetando a sombra na Lua

e. O que é uma estrela cadente?
Estrela cadente é um fenômeno astronômico que acontece raramente. As estrelas cadentes são cometas ou meteoritos que caem sobre a Terra. Estrelas cadentes são fenômenos luminosos produzidos pela entrada na atmosfera terrestre de um conjunto de meteoróides que surgem quase simultaneamente e parecem provir da mesma região do céu dando a impressão de uma chuva de estrelas.

f. Qual a velocidade da luz?
A Velocidade da luz é de exatos 299.792,458 km por segundo, o mesmo que 1 079 252 848,8 quilometros por hora.

2. Fazer um diagrama mostrando as posições e movimentos relativos da Terra, Sol e Lua. Demonstrar as posições e movimentos envolvidos nos eclipses do Sol e Lua.


3. Fazer um diagrama de nosso sistema solar e ser capaz de dar o nome dos planetas na ordem, a partir do Sol.
NOTA – Faça este item em forma de desenho, tentando aproximar as formas e cores dos planetas e sua proporção em relação um ao outro com a realidade. A ordem dos planetas é a seguinte: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Aqui esta o desenho, o "planeta" plutao esta adicionado porque ainda nao foi decidido se ele eh ou nao um planeta, e os demais candidatos nao foram incluidos pelo mesmo motico, assim que sair a decisao esse diagrama devera ser modificado, fique esperto.


4. Identificar as oito estrelas fixas do céu. Qual a diferença entre planetas e estrelas fixas?
Planetas não possuem luz própria e são móveis, girando em torno de estrelas, como o Sol. Estrelas possuem luz própria e são fixas, com alguns corpos celestes atraídos a girar em torno delas. A Estrela mais próxima da Terra é Alfa Centauro (com exceção do Sol). Para distinguir entre estrelas e planetas a olho nu, basta ver as que tem luz fixa (planetas) e as que brilham constantemente (estrelas).

5. O que é constelação? Dar o nome e apontar seis delas. Dar o nome de duas constelações visíveis durante o ano todo.
Os astrônomos, para facilitar seus estudos, agrupam as estrelas que parecem próximas umas das outras em Constelações. Tais constelações são divididas em 3 grupos, segundo a posição que ocupam no céu.
a) CONSTELAÇÕES BOREAIS - São visíveis apenas no hemisfério Norte, com as constelação da Lira, Ursa Maior e Menor.
b) CONSTELAOES ZODIACAIS -São visíveis da linha do Equador. São em numero de 12 a saber: Carneiro, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.
c) CONSTELAÇÕES AUSTRAIS - São visíveis apenas do hemisfério Sul, como as do Cruzeiro do Sul, Cão Maior, Centauro, Mosca e Orion. Bayer em sua Uranometria, introduziu o costume, ainda hoje seguido de designar as estrelas de uma mesma constelação e por ordem de brilho ou grandeza, com as letras do alfabeto grego chamando (alfa) a mais brilhante, (beta) a que segue em brilho (gama) a terceira e assim por diante.

6. Desenhar um gráfico do Cruzeiro do Sul, Orion e Escorpião.

7. O que é a Via Láctea? Observar a Via Láctea no céu noturno.
Pode-se observar no firmamento uma imensa faixa irregular, esbranquiçada, que abrange todo o céu: a VIA LACTEA ou GALAXIA ou CAMINHO DE SANTIAGO. Do grego lactus e galactus = leite. É a nossa galáxia! Tem este nome porque é esbranquiçada e parece um caminho de leite no céu noturno.

8. O que é estrela da manhã e estrela vespertina?
Por que ela tem estes dois nomes?O planeta Vênus é conhecido como estrela da manhã, estrela D’alva ou estrela vespertina. Este planeta recebe este nome por ser a primeira estrela a aparecer e a última e sumir do céu e encontra-se muito próxima da Lua.

9. Explicar zênite e nadir.
ZÊNITE: Ponto em que a vertical de um lugar vai encontrar a esfera celeste, acima do horizonte, auge, apogeu e culminância.
NADIR: Ponto do céu oposto ao zênite; ponto mais baixo, tempo ou lugar onde ocorre a maior depressão.

10. O que é aurora boreal?
O que a causa?A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal, nome batizado por Galileu Galilei, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho que era o representante dos ventos nortes Bóreas. Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul.

Por Erika Macedo

2 comentários:

Cristina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina disse...

obrigada pelas informaçoes!