quinta-feira, 12 de julho de 2007

Cães

1. Dar o nome científico do cão doméstico.
Canis Familiaris

2. Citar cinco características peculiares da família dos cães
i) Cinco unhas nas patas dianteiras e quatro nas patas traseiras
ii) 42 dentes incluindo 4 caninos. As pessoas têm 32 dentes.
iii) Não reconhecem a cor
iv) Pele coberta de pelos
v) Excelente olfato e audição
vi) A maioria dos cães tem duas camadas de pelo: uma externa para se proteger de chuva e neve, e outra interna para preservar a temperatura do animal.
vii) Considerado amigo do homem por ser fiel a seu dono.

3. Identificar a partir de fotografias/figuras, ou observação natural, cinco membros selvagens da família dos cães
Existem pelo menos 37 espécies. Os mais conhecidos são: Chacal, Coiote (USA), Dingo (Austrália),Lobo-cinzento (Brasil), Lobo-guará, Raposa (Sudamérica).


4. Identificar a partir de fotografias/figuras, ou observação natural, vinte e cinco diferentes raças de cães com pedigree.







5. Mencionar cinco contribuições da família dos cães ao homem Podemos mencionar as seguintes:

a) Como guia de cegos e paraplégicos: Labrador
b) Como farejador de drogas: Labrador
c) Como guarda residencial: Pastor, Fila Brasiliero, Rottweiler
d) Como pastor de ovelhas:
e) auxiliar de polícia e companheiro para pessoas mais solitárias ou idosas
f) Na prática da caça Setter Inglês Pointer Epagneul Breton Perdigueiro Português
g) Na procriação
h) Transporte de materiais
i) Condução de boiadas e rebanhos

6. Dar o nome da menor e da maior raça de cães.
Menor: Chihuahua. Até 15-25 cm de altura
Maior: Dogue Alemão (Great Dane). Apontado como o cão mais alto do mundo, pela edição de 1997 do Guinness Book

7. Escrever ou descrever oralmente o valor, para o homem, dos seguintes cães: guias de cegos, São Bernardo, pastor, collie e esquimó

  • Guias de cegos Geralmente, o pastor alemão e o labrador. Eles são treinados para guiar cegos pela calçada, ao redor de obstáculos, atravessar ruas, e esperar a passagem de veículos. Em fim, eles ajudam que as pessoas com deficiência visual possam ter uma vida normal
  • São Bernardo Salvamento e resgate de viajantes perdidos, especialmente em países com muita neve.
  • Pastor No cuidado de ovelhas e rebanhos viajantes. Cuidam também do ataque dos lobos e outras feras selvagens
  • Collie Multi-propósito na agricultura e no campo. Originário de Escócia paraproteger e cuidar das ovelhas
  • Esquimó (American Esquimo) Originários do Ártico, são utilizados para ajudar no transporte e carregamento de suprimentos. As raças principais são: Eskimo, Alaskan Malamute, e Siberian Husky
8. Escrever ou apresentar oralmente sobre as contribuições especiais que os cães deram ao homem em tempos de guerra.
  • Resgate de feridos
  • Resgate de vítimas dos escombros
  • Ao redor de 8.500 cães serviram no K-9 Corps of USA Army durante a segunda guerra mundial localizando soldados feridos e levando mensagens e suprimentos médicos através do campo de batalha.
9. Identificar, pessoalmente, ou em fotografias/figuras, cinco cães que são classificados como “toy” (anões).


10. Qual é o único cão que tem língua inteiramente azul ou preta?
O Chow-chow

11. Qual é o cão mais rápido?
Greyhound ou Galgo Espanhol. Utilizado na caça da lebre

12. Que cão dentro os tipos “toy” tornou-se mais popular?
Depende da região, lugar ou pais. O Poodle, por ser afetivo, brincalhão e bonitinho. Outras raças como o pequinês e o chihuahua também são muito populares no Brasil e no Japão.

13. Que cão tem sido muito útil para seguir e encontrar criminosos?
O Bloodhound. Originou-se do cão de Santo Humberto procedente provavelmente da França e Bélgica.O Retriever. o Labrador e o Pastor Alemão também são ótimos farejadores.

14. Escrever ou contar uma história sobre um cão.

  • Perdido na neve (O gato que salvou o trem, pág,22 CPB)
    José e seu cão Susik quase juntos: um na cama e outro no chão. Cuidava das cabras e da horta da família. Um dia no inverno, José e seus amigos apostaram numa corrida na neve. Ele deu uma vantagem até que os outros desapareceram. José pediu a Susik para ficar em casa. Fazia muito frio. José desceu pelo caminho mais curto: pelas cataratas. Um dos esquis se enganchou num galho escondido. Escorregou por uma distância de vários metros. Não podia mover a perna. Gritou Socorro! várias vezes. De repente Susik apareceu no meio da neve. José pediu a Susik para ir a buscar a papai. Susik corria até certa distância e voltava, como tentando animar a José a segui-lo. Despois de alguns minutos apareceu papai e outro homem trazendo alguns cobertores. Seu pai puxou o trenó até a casa. Usik salvou-lhe a vida e ganhou uma refeição abundante.
  • Serelepe e o Touro Premiado (O gato que salvou o trem, pág,70 CPB)
    Tomás foi a igreja adventista. De volta, seu padrasto castigou-lhe por isto e prometeu matar seu cachorro vira-lata. De noite junto com seu cachorro Serelepe foi para um monte de palha a orar. Pediu pelo seu cachorro e pelo seu padrasto e pela promessa a sua mãe de sempre ir para a igreja. Sábado seguinte, foi para a igreja e Serelepe esperou na escada. De volta se dirigiu para os estábulos. De repente o touro premiado de seu padrasto Valdir veio em direção de Tomás. Ele correu, mais antes de chegar na cerca, o touro alcançou-lhe e nesse instante Serelepe se prendeu do pescoço do animal. A luta se tornou feroz entre o touro e o cachorro com muito sangue. Uma pata de Serelepe ficou ferida. Nesse momento apareceu o padrasto com um revolver e atirou contra uma pata do cão. Tomás correu para o cão e enfrentou-se ao padrasto e diz que ele o salvou a vida. No próximo sábado, tinha que ir para a igreja. Porém, não podia levar o cão, pois estava ferido. Valdir perguntou se não tinha medo de deixar o cão. Diz que não podia carregá-lo tão longe. Valdir decidiu acompanhar a Tomás a igreja levando junto, na charrete, a Serelepe. No final do sermão, Valdir passou na frente ao chamado do pastor. Perguntado pelo motivo da sua decisão, respondeu: “Foi pelo amor que este cachorro demonstrou a Tomás, e pelo amor de Tomás para com seu cão. E também pela fidelidade deste menino a Deus, e por suas orações por mim. Alegro-me porque este menino cumpriu a promessa feita a sua mãe”.

Por Erika Macedo